Câmara de Vereadores aprova projeto para ensino de Libras nas escolas de Dom Pedrito
A proposta é uma indicação do gabinete da Vereadora Rosimeri Martins dos Santos
Foi aprovado na sessão da última terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Dom Pedrito o projeto de lei número 64/2023, de proposição do gabinete da Vereadora Rosimeri Martins dos Santos, e que dispõe sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais, sendo incluído no currículo escolar e atividades e conteúdos desenvolvidos sobre o tema.
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da Câmara, o objetivo do ensino de libras nas escolas é ser utilizado “como forma de inclusão de alunos surdos e/ou mudos, é fundamental para o desenvolvimento, preparo para a cidadania e qualificação ao trabalho dos mesmos”.
É previsto no projeto que o Sistema Municipal de Educação de Dom Pedrito deverá promover cursos de formação de professores, ofertando, obrigatoriamente, desde a educação infantil o ensino de LIBRAS e, também, da Língua Portuguesa, como segunda língua para os alunos surdos e/ou mudos.
A Libras é reconhecida como língua por lei desde 2002 e auxilia pessoas surdas/mudas e com deficiência auditiva a se comunicarem e se expressarem através de gestos e sinais específicos.