Protocolado na Câmara projeto que institui o Dia Municipal de Doação de Órgãos
Dia Municipal de Doação de Órgãos deve ser comemorado, anualmente, em 27 de setembro

O vereador Luiz Carlos Pinto Cruz, Caio, (MDB) protocolou na secretaria da Câmara o Projeto e Lei Nº 44/2018, instituindo no Município de Dom Pedrito o Dia Municipal de Doação de Órgãos a ser comemorado, anualmente, em 27 de setembro. As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores.
O projeto tem a finalidade de conscientizar as pessoas e incentivar a doação de órgãos, assim como a realização de campanhas solidárias sobre este gesto humanitário. Segundo é observado no texto do projeto, existe um grande contingente de pacientes no Estado à espera de doação. Números da Secretaria de Saúde informam que 800 gaúchos esperam por um rim, 164 um fígado, 23 um novo coração, 32 por uma córnea e 81 por um pulmão. Os dados registram também que 40% das famílias negam a doação e uma das causas desta recusa se dá pelo desconhecimento da vontade do paciente falecido.
A data indicada, 27 de setembro, para as atividades de conscientização em Dom Pedrito foi sugerida por coincidir com o Dia Mundial de Doação de Órgãos. “Doar órgãos é compartilhar vida” observa o vereador Caio na justificativa da proposição.