Última pesquisa presidencial do ano mostra Lula e Bolsonaro isolados na dianteira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) aparecem na frente na pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, na sexta-feira (29). Lula aparece na frente com 29,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 21,1%. A terceira colocação é a mais acirrada, com Marina Silva (Rede) com 8,6% dos votos e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,9%.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Além dos candidatos já citados, também figuram na pesquisa os nomes de Joaquim Barbosa – 6,8% -, Ciro Gomes (PDT) – 5,2% – e o senador Álvaro Dias (Podemos) com 3,5%.
Lula será julgado em segunda instância no Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, na segunda quinzena de janeiro. O ex-presidente pode ser condenado em segunda instância na ação em que é acusado de ter recebido um apartamento no Guarujá como propina. Se condenado, ficará inelegível.
No primeiro cenário sem Lula, foi colocado o nome da ex-presidente Dilma Rousseff como candidata pelo PT. Bolsonaro Lidera, com 22,8% das intenções de voto. Dilma fica em segundo, tecnicamente empatada com Marinal Silva, 13,4% e 12,2%, respectivamente. Neste cenário, Alckmin aparece em terceiro lugar, com 8,7% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (7,7%) e Joaquim Barbosa (7,6%).