Calor aumenta preocupação com mosquito Aedes Aegypti
Autoridades fazem recomendações referentes ao dia de finados

Representantes do Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito Aedes Aegypti, Prevenção da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus estiveram reunidos discutindo ações e, principalmente a preocupação pela aproximação da época mais quente do ano.
O trabalho de rotina da equipe de Vigilância em Saúde, através dos Agentes de Combate a Endemias segue sendo realizado, com ações diárias.
Neste ano, em Dom Pedrito nove casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes foram notificados. Cinco casos positivos de Zika Vírus, três de Chikungunia e um caso de Dengue (diagnosticado na rede particular).
É importante ressaltar que o combate a focos e a prevenção depende das atitudes de cada um de nós. Água parada mesmo que em pequenos recipientes, como uma tampinha de garrafa por exemplo, é suficiente para a proliferação do mosquito e este picando alguém infectado pode levar a um grande número de casos, que podem se manifestar de maneira leve e até levar a morte nas situações mais graves.
Durante a 88ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, ministram a Oficina de Preparação de Repelente Contra Insetos, hoje e amanhã, às 15 horas, no pavilhão da Agricultura Familiar a todos que tiverem interesse em participar.
DIA DE FINADOS
Outra preocupação abordada na reunião foi em relação a proximidade do Dia de Finados e a cultura de muitas pessoas levarem flores naturais e manterem pratinhos com água. O pedido é que priorizem as flores artificiais e para quem não abre mão das flores naturais, que utilize areia nos pratinhos.
DENÚNCIAS
Todas as denúncias relacionadas ao mosquito Aedes deverão ser encaminhadas junto ao Protocolo Central. Se o cidadão quiser denunciar um terreno ou pátio sujo deve protocolar o pedido. O protocolo também receberá denúncias de focos encontrados. Para todas as situações, é importante que o requerente tenha as informações suficientes para a localização da denúncia.
Estavam presentes na reunião, além dos profissionais da Secretaria de Saúde, representantes das demais secretarias, confirmando a importância do tema e a preocupação de todos.
Fonte: Dep. Com. Prefeitura de Dom Pedrito