Secretaria de Saúde do Estado afirma que mais de 1.600 pessoas não residentes foram imunizadas contra a Covid-19 em Dom Pedrito
Secretaria de Saúde do município desconhece os números e não sabe como é realizada a coleta dos dados

O site da Secretaria de Saúde do Governo do Rio Grande do Sul disponibiliza uma série de dados e números sobre a vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado. Número de vacinados com a primeira e com a segunda dose, o quantitativo de imunizantes recebidos por cada município e até mesmo informações mais específicas sobre a população vacinada. Mas um número chama a atenção: as pessoas não residentes vacinadas em Dom Pedrito.
Segundo o Estado, 1.612 pessoas que não moram em Dom Pedrito foram vacinadas contra o Coronavírus.
A reportagem da Qwerty entrou em contato com a chefe do setor de imunizações da Capital da Paz, Raquel Stochero, que disse não possuir esses dados, já que a prefeitura passou a exigir o comprovante de residência na semana passada. A enfermeira acredita que os números podem ser calculados a partir de outros documentos fornecidos pelas pessoas que recebem a vacina, mas que isso poderia tornar as informações em pouco precisas.
Ela também frisou que a vacinação faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) do qual todos os brasileiros fazem parte e por isso não era feita a distinção por municípios anteriormente.
Stochero também lembrou que a quantidade de doses que as cidades recebem é calculada a partir do número de habitantes e por isso é importante que as pessoas realizem a imunização nos municípios em que residem.