Força de Cooperação Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional vem a Dom Pedrito
O grupo é composto por policiais Penais Federais que estão em missão no Rio Grande do Sul

No início da tarde deste sábado, a reportagem da Qwerty esteve no Presídio Estadual de Dom Pedrito, para registrar a visita da Força de Cooperação Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional naquela casa prisional. Conversamos com o coordenador institucional do grupo, o Policial Penal Federal Claudevan Costa.
Por solicitação do Governador do Estado, Eduardo Leite e do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, houve, então uma articulação política com o Ministério da Justiça para que essa força pudesse atuar na região, no sentido de levar medidas preventivas ao sistema carcerário da região
Segundo ele, esse grupamento é uma força ligada ao departamento Penitenciário Nacional e atua sempre em situações de emergência, e situações de crise nos sistemas penitenciários de qualquer estado do Brasil. Ela foi criada para auxiliar os outros entes da federação em momentos de dificuldade, especificamente no sistema prisional. É composta por Policiais Penais Estaduais da vários estados do país.
Em Dom Pedrito, particularmente, os policiais vieram em visita de reconhecimento e auxiliar os demais servidores da Susepe, na prevenção do Covid-19. Claudevan falou que nesse momento de instabilidade social, por conta da pandemia, eles desenvolvem uma tarefa um pouco diferente da que comumente desempenham, como a orientação, prevenção e diagnóstico de possíveis fatores de contaminação, fazendo a orientação dos servidores dos presídios que estão visitando.
Acompanhe a entrevista: