NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Museu Paulo Firpo comemora aniversário

De 19 a 26 de abril, comemora-se o aniversário do Museu Paulo Firpo. Neste momento, o museu permanece fechado à  visitação  e coincide com o início da semana Santa  e o feriado do dia 21 de abril.

 

A programação será concentrada no dia 22 de abril, 20h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, quando acontecerá a sessão solene de aniversário, cujo ponto culminante  será a doação ao museu pela família de Armando Almeida, de um número significativo de gravuras  desse artista plástico natural de Dom Pedrito.

 
 Almeida  teve uma carreira excepcional, reconhecida no meio artístico do rio grande do sul e fora do estado. Nunca se afastou da gravura, da xilogravura principalmente, embora tenha produzido obras em outros suportes, como tela e a argila ou o bronze, estas últimas como escultor. Fez uma de suas primeiras exposições em Dom Pedrito, na biblioteca infantil (na caixa d’água) e no Dom Pedrito Country Clube, no início dos anos 60. 

 

Aqui, lecionou desenho no colégio  Nossa Senhora do Patrocínio, entre 1962  e 1963. Assumiu a direção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), e já  nessa época um dos mais importantes  museus do estado. Foi professor de artes na UFRGS, coordenador do departamento de artes da UFRGS. Participou de exposições  coletivas e individuais em inúmeras cidades gaúchas e ainda em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Participou de  exposições no  Uruguai, Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha e Rússia. Tem obras em coleções particulares e institucionais. 

 

“Importantíssimo, para nosso museu, contar com obras do pedritense  Armando Almeida, nome da maior distinção nas artes do estado, obras que enriquecem nosso acervo e orgulharão a todos nós. assim  se realiza um desejo do armando, manifesto tantas vezes e a longo tempo, que ora sua família, liderada pela também artista plástica Mara Caruso de Almeida, concretiza essa ideia, justamente como um presente à comunidade, na data de aniversário do Museu Paulo Firpo", declara Adilson Oliveira, diretor  do museu.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Dom Pedrito
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios