- DestaquesNOTÍCIAS

Sem água e sem luz, idosa mora sozinha e capina o próprio pátio

Reportagem foi exibida no Programa Hora Seis desta quinta-feira (25), apresentado pelo Jornalista Sergio Roberto Vieira, e transmitido pela Qwerty Portal de Notícias

A presente reportagem foi exibida no Programa Hora Seis, desta quinta-feira (25), apresentado pelo Jornalista Sergio Roberto Vieira, e transmitido pela Qwerty Portal de Notícias. Nele aparece a figura de Francelina Jacinto de Quadros, idosa de Dom Pedrito que mora sozinha, sem água nem luz, e que conta com a ajuda dos vizinhos para as necessidades mais básicas.

Nossa equipe esteve em sua casa para saber um pouco mais sobre a mulher que chama a atenção pela disposição, apesar do peso dos anos.

Questionada sobre que idade tem, dona Francelina diz que já não se lembra. Alguns pessoas dizem que ela tem mais de 90 anos. De bom humor e sem se importar com o peso que as décadas de vida lhe impuseram, ela é frequentemente vista a capinar o pátio na frente da sua casa.

Ela conta que é cria da localidade de Segundo Subdistrito de Lavras do Sul e que depois de perder os pais e os irmãos, veio a se estabelecer na casa onde mora, na Rua Professor Pamplona, atrás do Quartel do Exército, em Dom Pedrito.

Francelina contou a nossa reportagem que precisa da ajuda dos vizinhos, principalmente por conta da falta de água, para lavar roupa e tomar banho. O fogão, somente a lenha, mas por opção mesmo, uma vez que nunca se adaptou com o prático gás de cozinha.

Sobre a pandemia, perguntamos se ela tinha medo. Muito religiosa ela respondeu: “Em nome de Jesus, não”.

Em contato com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Dom Pedrito, a titular da pasta, Marcelle Lehr nos revelou que a idosa é atendida por equipes da prefeitura, mas que há algumas dificuldades para dar uma atenção melhor à Francelina, aliás, o próprio nome e idade corretos carecem de confirmação, em razão da falta de documentação.

Em pesquisa no Cartório de Registros das Pessoas Naturais de Dom Pedrito, nossa reportagem também não encontrou registros em nome de Francelina, abrindo ainda mais o leque de possibilidades, como o fato de ela não possuir registro ou tê-lo sido feito em Lavras do Sul.

De qualquer forma, quem tiver alguma informação que ajude a identificar corretamente a idosa pode entrar em contato com nossa reportagem através do número (53) 99927-7601 ou com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios