Qwerty Campotech investe na produção de alface hidropônica
Em busca de melhorar a eficácia de sua produção, o empresário e produtor rural Marcos Brum, recebeu ontem (04), uma assessoria técnica especializada nesta forma de cultivo com o representante de vendas da Plantpar Fertilizantes, Robson Santos; Produtos com o selo Campotech podem ser encontrados no Minimercado do João, Mercado Zanini, Armazém São Pedro e no restaurante Casanostra

As principais marcas do grupo Qwerty sempre foram a inovação e a tecnologia. Aliadas, estas duas características estão presentes em todas os segmentos da empresa: na escola de educação profissional, no portal de notícias e, nos três últimos anos, também na Campotech – fazenda que investe na criação de bovinos e na produção sustentável de diversas hortaliças, a exemplo da alface hidropônica, sua principal cultivar.
Derivada do grego hydros (água) e ponos (trabalho), a hidroponia é um sistema de cultivo em que o plantio das mudas não acontece no solo, mas submerso em uma solução que mistura água e fertilizantes. O manejo acontece no interior de estufas, o que permite ao produtor controlar o clima no ambiente, aumentando assim sua produtividade, já que não é mais refém de fatores externos.
Outra razão determinante para a adoção da técnica são os rápidos resultados: no caso da alface, em apenas 45 dias o produto já está pronto para ser colhido e comercializado, experiência comprovada por Marcos Brum, proprietário da Campotech. Ele começou a investir na produção hidropônica no início deste ano, adquirindo materiais e estudando mais sobre a cultura. Poucos meses depois, os vegetais produzidos na fazenda já podem ser encontrados pela população no Minimercado do João, Mercado Zanini, Armazém São Pedro e no restaurante Casanostra.
“Quando eu montei a primeira estufa, com apenas uma mesa, o zootecnista que me dá assistência [na Campotech] disse que até o final do ano o espaço estaria cheio de mesas, porque eu iria gostar. Eu falei “mas é capaz!”. Hoje nós já estamos com metade do terreno que eu tenho reservado pra isso ocupado”, comenta Brum.
Em busca de melhorar a eficácia de sua produção, o empresário e produtor rural recebeu ontem (04), em seu escritório na Qwerty e posteriormente na fazenda, o representante de vendas da Plantpar Fertilizantes, Robson Santos. A visita teve o objetivo de prestar uma assessoria técnica especializada no cultivo de hidropônicos, e foi avaliada de forma proveitosa por Brum. Segundo ele, o encontro rendeu algumas correções no manejo das plantas, como o melhor tipo de nutriente a ser usado cada uma e questões voltadas à separação das mudas.
Ainda pouco explorada na região, a hidroponia entrega à mesa do consumidor um produto de sabor marcante e baixa – ou zero – utilização de agrotóxicos em seu cultivo. As variedades de alface produzidas na Campotech são a lisa, a mimosa, a rocha mimosa e a crespa mimosa. O produto pode ser encomendado pelo Instagram da fazenda (@qwertycampotech), com entrega em domicílio.
