Polícia Civil prende quatro homens e apreende animais durante operação em Dom Pedrito

Na manhã desta sexta-feira (22), a 1ª DECRAB-Bagé (Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato), sob a coordenação do Del Guilherme Fagundes Nunes, deflagrou a Operação Campo Verde em Dom Pedrito/RS, que resultou na prisão de quatro homens investigados por abigeato, além da apreensão de 95 animais bovinos, 45 ovinos, aproximadamente de 300 kg de carne, arma, munições e 120 gramas de maconha.
A ação contou com o apoio das DECRABs de Alegrete e Camaquã, Operação Protetor de Divisas e Fronteiras – base Aceguá, 9ª Região Policial, Brigada Militar e fiscais da SEAPI (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).
A 1ª DECRAB/Bagé vinha investigando desde o mês de novembro de 2024 esse grupo criminoso que era responsável por inúmeros furtos abigeato em Dom Pedrito e região, tanto na modalidade de “carneada”, como gado vivo. O grupo tinha como chefes dois irmãos, ambos produtores rurais do município, inclusive com registros de estoques nos sistemas da SEAPI.
Os suspeitos, que ainda possuíam abatedouros clandestinos, vendiam a carne proveniente dos animais furtados para alguns estabelecimentos regulares da cidade e região.
Conforme o Delegado Guilherme, titular da 1º DECRAB/Bagé, ao longo das investigações, os policiais identificaram uma verdadeira empresa criminosa do abigeato, envolvendo pelo menos oito pessoas que, atuando em comunhão de esforços, furtavam animais bovinos e ovinos, abatiam clandestinamente (em total de desacordo com a legislação sanitária vigente), e, posteriormente, vendiam a carne para a população pedritense. As apurações também contaram com o auxílio de policiais militares do grupo de inteligência da P2 da BM de Dom Pedrito.
Em razão dos fatos, a autoridade policial representou por duas prisões preventivas e nove mandados de busca e apreensão em residências da cidade, comércios e propriedades rurais, o que restou deferido pelo Poder Judiciário após aval do Ministério Público.
Em razão da operação, quatro homens foram presos, sendo três na zona rural de Dom Pedrito e um em um comércio da cidade, local onde foram localizados aproximadamente 100 kg de carne oriunda dos animais furtados. Em duas propriedades rurais, foram localizados abatedouros clandestinos, inclusive com serras apreendidas, couros de animais abatidos recentemente, sendo que nos freezers existiam cerca de 200 kg de carne.
A ação de hoje representa mais um duro golpe contra o abigeato, sendo que as investigações deverão prosseguir para a completa responsabilização de todos os envolvidos.
Fonte: Polícia Civil