Ministro da Saúde afirma que vacinação contra covid-19 deverá ser anual para idosos e profissionais da saúde
Calendário de imunização para 2023 não está fechado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou na segunda-feira (6) que a campanha de vacinação contra a covid-19 deverá contemplar em 2023 os idosos, os profissionais de saúde e as pessoas com comorbidades. Entretanto, o Ministério da Saúde não descarta fornecer doses anuais a outras parcelas da população, já que o calendário do próximo ano ainda está em avaliação.
As declarações do ministro foram dadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Planalto, na região central de Brasília, onde Queiroga recebeu a quarta dose da vacina contra a covid-19. A aplicação da quarta dose do imunizante está liberada para idosos, pessoas da faixa etária a partir de 50 anos e para imunossuprimidos – pessoas com câncer, com HIV/aids ou transplantadas.
— Em 2023, não faltará vacina, o que precisa é definir qual é o público-alvo que a ciência ainda definiu. A gente trabalha fortemente para ter essas respostas. Provavelmente idosos, profissionais de saúde, (pessoas com) comorbidades seguramente estarão incluídos, mas, se for necessário fazer uma campanha tão ampla, se faz — afirmou Queiroga.
O ministro também voltou a dizer que a decisão sobre o uso de máscaras é individual. Ele ainda minimizou a alta de casos vivida pelo Brasil nas semanas mais recentes e atribuiu à maior prevalência de doenças respiratórias no outono e no inverno.
Fonte: GZH