NOTÍCIAS

Em reunião da Frente do Trânsito Seguro, coordenador do Maio Amarelo defende retorno da PRF ao município

Durante este mês, são realizadas atividades alusivas ao “Maio Amarelo”, movimento global que objetiva a conscientização no trânsito. Ontem, sexta-feira (19), ocorreu a segunda reunião da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, iniciativa do vereador Ricardo Schluter (PMDB). A deputada estadual Liziane Bayer (PSB) discorreu sobre as atividades realizadas pela Frente Parlamentar do Trânsito Seguro – em âmbito estadual – que preside na Assembleia Legislativa.

Antes, os parlamentares presentes e representantes dos órgãos de segurança tiveram a oportunidade de utilizar a palavra. Destaca-se o coordenador do Movimento Maio Amarelo, Alex Moreira, que defendeu enfaticamente o retorno da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao município, lembrando que o posto está abandonado e sendo vandalizado; além da criação de uma guarda municipal, pois aponta que a Brigada Militar deve colocar seu foco no combate ao crime e não a fiscalização do trânsito.

A deputada Liziane elogiou a atitude de Ricardo ao criar a Frente Parlamentar no âmbito municipal: “Tivemos uma reunião da Frente Estadual. Dois dias depois, o Ricardo criou uma no município. É assim que as coisas precisam ser feitas“, disse a deputada. Durante sua explanação, ela mostrou as atividades realizadas no Estado, como distribuição de panfletos, desenvolvimento de políticas públicas e palestras.

Também estava presente Luiz Noé Soares, presidente do Conselho Estadual de Trânsito, que conversou com a reportagem da Qwerty Portal de Notícias. Questionado sobre a importância do debate em relação ao trânsito num município com quase 22 mil veículos, Noé salienta que a mobilidade urbana deve ser discutida indiferente das características da cidade. “Dom Pedrito é uma cidade média. Além disso, quanto maior a cidade, mais conflito se tem nas ruas, pois as pessoas disputam o mesmo espaço. É a terceira vez que venho a Dom Pedrito. Sinto a vontade da comunidade em discutir este tema, um reflexo disso é o trabalho que o Alex Moreira já vinha fazendo no Maio Amarelo”, disse Luiz Noé.

O presidente do Cetran salienta que o Rio Grande do Sul, de forma geral, tem cidades projetadas para pessoas e cavalos. “Se observarmos o eixo central de Dom Pedrito, essas ruas são as iniciais da formação da cidade, precisa-se buscar alternativas para contornar isso”.

Participaram da reunião representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Brigada Militar, Maio Amarelo, Parlamentares e CFC Fenix.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios