Duas pessoas são presas com carga de cigarros em Dom Pedrito

Uma ação da Polícia Civil no final da tarde de ontem (5), resultou na prisão em flagrante de duas pessoas que transportavam carga de cigarros de origem paraguaia, no interior do Município de Dom Pedrito.
As Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO e de Combate ao Abigeato – DECRAB, com o efetivo da Operação Hórus/MJ/Pedras Altas, estavam realizando diligências nas estradas vicinais entre as cidades de Bagé, Lavras e Dom Pedrito, por ser uma rota para o transporte de cigarros de origem ilícita que chegam na região.
Durante o monitoramento, os policiais identificaram dois veículos viajando em comboio, sendo um Nissan Sentra e uma caminhonete Nissan Frontier. Então, após acompanhamento, houve êxito na abordagem de ambos, sendo que, no momento em que os veículos pararam, um dos tripulantes do veículo Sentra (que servia de “batedor”) ingressou em um matagal, não sendo possível sua localização. Contudo, o passageiro do Sentra e o condutor da caminhonete (a qual estava carregada com caixas de cigarros), foram abordados e presos.
No interior da caminhonete Nissan Frontier, foram localizadas aproximadamente 43 caixas de cigarro originário do Paraguai, contendo, ao total, cerca de 21.500 (vinte e um mil e quinhentos) maços do produto. Os dois veículos utilizavam radiocomunicadores para tentar evitar a ação policial.
O Delegado Guilherme Fagundes Nunes, atual titular da DRACO destacou que a “Operação Nicotina” é um trabalho permanente mantido na região, para combater o comercio de cigarros ilegais – sejam eles de origem estrangeira ou falsificados. As apreensões nesse ano já somam um prejuízo de aproximadamente de R$ 5.000.000,00 aos cofres públicos.
Os presos foram apresentados na Delegacia de Polícia Federal de Bagé, onde foram autuados pela Autoridade Policial Federal pelos delitos de contrabando e utilização clandestina de telecomunicações, sendo recolhidos ao Presídio Regional de Bagé.