Campanhas contra a violência são intensificadas durante a pandemia
Números da violência aumentaram consideravelmente durante os meses de distanciamento social

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social através da equipe do CREAS e apoio dos CRAS, Poder Judiciário e Promotoria de Justiça lançou no mês de abril as campanhas “QUARENTENA SEM VIOLÊNCIA”.
Por isso, estão em andamento duas campanhas: “Quarentena sem violência” e “MARCAS, só as do tempo. PROTEJA NOSSOS IDOSOS”. As ações realizadas tiveram o intuito de divulgar os novos canais digitais de denúncias, criados para atender as demandas durante esse período de distanciamento que estamos vivendo devido a pandemia da Covid-19, bem como, mobilizar e informar a sociedade sobre a questão da violência contra mulher e idosos e a importância das denúncias serem realizadas, tendo em vista que pesquisas indicaram que o isolamento social devido a pandemia do Coronavirus fez aumentar os casos de violência doméstica em todo o país.
No mês de outubro, com a flexibilização do isolamento social, foram intensificadas as campanhas com nova distribuição de cartazes, panfletagem em alguns locais de maior movimentação, como UBS São Gregório, UBS Santa Maria, Supermercado Nicolini, Praça General Osório e Subdistrito de Torquato Severo.
Com todos os cuidados necessários foi possível estar mais próximo da população e conceder as informações necessárias, salientando a importância de realizar as denúncias.
Denúncias podem ser feitas digitalmente por meio do aplicativo “Direitos Humanos Brasil”, boletim de ocorrência através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br. A Polícia Civil também disponibiliza o número de WhatsApp para denúncias (51) 9 8444-0606, que está em funcionamento 24 horas por dia. Além disso, podem ser feitas denúncias através dos números 100 e 180.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura.