Dom Pedrito – Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Habitação

Como ação estruturante da política local de habitação e de regularização fundiária, a SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento), conforme a Lei 1402/2007, realizou a primeira reunião da nova diretoria do Conselho Municipal de Habitação, na última segunda-feira (13), com os novos componentes do Conselho, cujas entidades foram eleitas em 11 de agosto de 2014, posteriormente nomeadas pela Portaria 860/2014.
A SEPLAN,órgão responsável por coordenar este processo, reuniu representantes do Executivo Municipal e de segmentos da Sociedade que terão uma gestão de dois anos. Na oportunidade foi escolhida a nova diretoria do conselho, que será responsável por coordenar as reuniões futuras, bem como gerir em conjunto com a SEPLAN, processos e os recursos constantes do fundo municipal da habitação, sua aplicação e resultados obtidos.
A nova diretoria ficou assim composta: Presidente: Mari Rosane Goularte Duarte, representante da cooperativa Bela União. Vice Presidente: Jorge Eduardo Silveira Telles, representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Secretária: Joice Fagundes Pereira, representante do Núcleo de Regularização Fundiária.
A nova direção do Conselho definiu como calendário de reuniões ordinárias a segunda terça feira de cada mês, de forma que a próxima reunião será realizada em 11 de novembro de 2014.Dando continuidade a reunião, o secretario municipal de planejamento Luiz Eduardo F. Carpe, fez rápida explanação sobre os projetos habitacionais que estão sendo realizados em Dom Pedrito, destacando que na quarta-feira, dia 15 de outubro, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades, estará assinando a contratação do primeiro empreendimento coletivo do Programa Federal Minha Casa Minha Vida em Dom Pedrito, com a Cooperativa Habitacional Bela União, de Dom Pedrito, única entidade da metade sul do estado do rio grande do sul, habilitada junto ao Ministério das Cidades.
Com a assinatura, os recursos na ordem de R$ 2.360.000,00 (dois milhões e trezentos e sessenta mil reais) estarão garantidos, assegurando a construção de 40 Unidades Habitacionais a famílias pedritenses. Neste projeto, a Prefeitura Municipal de Dom Pedrito, num compromisso assumido pelo prefeito Lídio Bastos, garantiu a doação da gleba que viabilizou o empreendimento, e buscaram de forma articulada pela SEPLAN, junto à gerência nacional da Caixa Econômica Federal, as condições institucionais para que Dom Pedrito e estas quarenta famílias organizadas em uma cooperativa habitacional local, fossem contempladas por este importante programa habitacional federal.