Diocese de Bagé celebra 66 anos de criação nesta quinta-feira
A Diocese de Bagé completa 66 anos nesta quinta-feira (25), data em que foi criada, em 1960, pelo Papa João XXIII por meio da bula Qui Divino Consilio. A instituição nasceu do desmembramento de áreas das dioceses de Pelotas e Uruguaiana.
Instalada oficialmente em 24 de outubro daquele ano, a diocese teve a Catedral de São Sebastião, em Bagé, como sua igreja-mãe. Os municípios de Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Pinheiro Machado e Lavras do Sul integraram a estrutura original.
Hoje, a Diocese abrange 12 municípios da Campanha e da Fronteira Oeste: Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.
Cinco bispos conduziram a instituição em seus 66 anos. Dom Cleonir Paulo Dalbosco, que assumiu em 2018, é o atual. Antes dele, estiveram à frente da Diocese Dom José Gomes, Dom Ângelo Feliz Mugnol, Dom Laurindo Guizzardi e Dom Gílio Felício.
Fonte: Jornal Minuano



