Inmet alerta para perigo de calor intenso em mais de 180 cidades do Rio Grande do Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de situação de perigo devido à onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. O aviso inclui mais de 180 municípios, com previsão de temperaturas muito acima da média e risco à saúde da população.
Entre as cidades que estão sob alerta estão Aceguá, Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canguçu, Capão do Leão, Cruz Alta, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Ijuí, Jaguarão, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Pelotas, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Soledade, Três Passos, Tupanciretã, Uruguaiana, Vera Cruz, entre outros municípios do Estado.
Segundo o Inmet, o alerta indica risco elevado de desidratação, insolação e agravamento de doenças, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. O órgão recomenda que a população evite exposição prolongada ao sol, aumente a ingestão de líquidos, utilize roupas leves e mantenha atenção redobrada com grupos mais vulneráveis.
A onda de calor também pode provocar impactos no abastecimento de energia elétrica, aumento do risco de queimadas e prejuízos à produção agropecuária, especialmente em regiões com baixa umidade do ar.
O Inmet orienta que a população acompanhe atualizações dos alertas meteorológicos e siga as recomendações das autoridades de saúde e defesa civil.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)




