Associação dos Vinhos da Campanha realiza avaliação anual com potencial de 1,5 milhão de garrafas
Avaliação confere selo de Indicação de Procedência, o que dá garantias para produtores e consumidores

Os uvas e vinhos produzidos na Região da Campanha Gaúcha vêm, ao longo das últimas décadas, ganhando notoriedade por sua qualidade, tanto no mercado interno, quanto fora do Brasil. Condições de clima, relevo, luminosidade, entre outros fatores, conferem ao vinho produzido aqui, características singulares e que tem conquistando cada vez mais consumidores.
Muito dessa conquista, se deve ao trabalho que vem sendo realizado pela Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha, em parceria com a Unipampa – Campus Dom Pedrito, a única a possuir um curso de bacharelado em Enologia no Brasil. Neste mês ocorreu mais uma degustação de vinhos na universidade, e nossa reportagem esteve lá conversando com o Marcos Gabardo – professor e diretor do conselho de regulador da região da campanha; e com Afrânio Moraes Filho – primeiro presidente da associação e hoje diretor do conselho regulador.
Eles explicaram que o processo inicia com a inscrição dos vinhos pelas vinícolas associadas, seguido pela coleta de amostras por técnicos designados pelo conselho regulador de procedência. “Todo o procedimento é realizado de forma cega, garantindo imparcialidade na avaliação” destaca Gabardo. Após essa etapa, as amostras passam por uma avaliação sensorial conduzida por quatro técnicos das vinícolas e três professores do curso de Enologia, antes de serem submetidas a análises físico-químicas em laboratório.
O volume de degustações impressiona, conforme destacado pelo Professor Gabbardo, responsável pelo processo. Nesta última avaliação, foram analisadas 64 amostras de vinho, equivalendo a aproximadamente 1,5 milhão de garrafas, todas com potencial para receber o cobiçado selo de qualidade, conferindo autenticidade e características distintivas aos produtos. Esses vinhos certificados têm projeção para serem comercializados em diversas partes do Brasil e do mundo. O selo de IP não só valoriza, mas também agrega valor ao vinho da região, atuando como uma garantia de qualidade para os consumidores, fortalecendo a reputação dos produtos da Campanha.
Essa parceria entre a Associação dos Vinhos da Campanha e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está em vigor desde 2020, resultando em um intercâmbio valioso entre a academia e o setor produtivo, proporcionando aos alunos do curso de enologia uma vivência prática e enriquecedora.
Segundo Gabardo, um fato notável é a diminuição significativa dos vinhos “não recomendados” desde as primeiras avaliações, o que denota a constante melhoria na qualidade dos vinhos produzidos na região da Campanha.
