Fim de semana marcado por chuva em Dom Pedrito
Até às 11h deste sábado, 52 mm haviam sido registrados no pluviômetro da Qwerty

O fim de semana será de tempo instável com alta precipitação de chuva em todo o Rio Grande do Sul, em função do avanço de uma frente fria e uma nova área de baixa pressão atmosférica. Esses sistemas se alimentam de um corredor de umidade da Amazônia (que estava, até o momento, mais presente no Sudeste do país). Imagens de satélite mostram nuvens bastante carregadas já no início deste sábado (12), principalmente na região sul do Estado. Em algumas áreas, já houve registro de chuva durante a madrugada.
Durante o sábado, de acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura cai em relação à sexta-feira (11), mas sensação de tempo abafado permanece. A chuva se espalhará por todo o RS ao longo do dia, sem grandes acumulados, mas acompanhada de trovoadas, com rajadas de vento de intensidade moderada a forte, na casa dos 50km/h, e eventual queda de granizo.
Já no domingo (13), a frente fria se afasta lentamente para alto-mar, mas a condição de chuva e temporais permanece. Há risco para alta atividade elétrica, rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo. O destaque fica para o Norte, Noroeste, Campanha, fronteira com o Uruguai, parte do Centro e Sul do RS, onde os volumes tendem a ser mais elevados. A chuva ocorre a qualquer hora do dia.
Em Dom Pedrito
A chuva finalmente deu as caras em Dom Pedrito. No começo da noite de ontem (11), relâmpagos fortes anunciavam a instabilidade do tempo. Antes da meia noite as primeiras pancadas vieram acompanhadas de rajadas de vento. O volume acumulado até a publicação desta matéria foi de 52 mm. As chances de chuva permanecem durante o sábado e o domingo, bem como a sensação de abafamento. Para hoje as temperaturas deverão oscilar entre os 20° C e os 30° C.
Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar/YR