Pesquisa da UFRGS projeta pico de Covid-19 em agosto
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projeta que o pico de casos de coronavírus deve acontecer em agosto, quando 27 mil pessoas serão infectadas pela doença apenas na Capital gaúcha.

O trabalho é feito em conjunto pelos professores Cristiano Lima Hackmann, da área da Matemática, Carlos Schonerwald, da Economia, e Jair Ferreira e Maurício Guidi Saueressig, da Medicina. A pesquisa é baseada em informações coletadas junto à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Ministério da Saúde.
“A gente não pretende acertar o pico e nem o número de internados nessa pandemia, mas dar algum indicativo para onde ela está se direcionando, como ela está se comportando. Nós buscamos dar uma informação qualitativa: ‘pra onde essa pandemia pode estar indo?’, ‘quando tudo isso vai acabar?'”, explica Maurício Saueressig.
Segundo os pesquisadores, apesar das limitações do estudo, a estimativa aponta que seja necessária a ampliação da capacidade de atendimento em UTIs em Porto Alegre, com a criação de 50 a 100 novos leitos para atender os pacientes.
Fonte: UFRGS