Previsão do tempo
Sem previsão de chuva, o calor moderado é a marca desta terça-feira em Dom Pedrito

A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul e já provocou temporal em algumas cidades, como em Sapucaia do Sul, onde trovejou rápido mas o suficiente para provocar estragos, deve espalhar mais chuva por todo o território gaúcho nesta terça-feira (7).
A chuva promete ser mais forte ao norte do Estado, na divisa com Santa Catarina. Já na região metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de que ganhe força na parte da tarde, com risco de alagamentos.
A mudança no tempo chega no Estado depois de dias seguidos com temperatura elevada. Na segunda-feira (6), Porto Alegre foi a capital mais quente do Brasil, superando o Rio de Janeiro e outras cidades do Norte e do Nordeste. Fez 37ºC na capital gaúcha, enquanto o Rio marcou 30,1°C. Manaus, capital do Amazonas, registrou 34,8°C, e João Pessoa, no Pernambuco, 33,4°C.
O vento traz a chuva mas também traz a fumaça proveniente dos incêndios da Austrália. A previsão era de que, após passar pelo Chile e pela Argentina, a fuligem chegasse ao Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira. No entanto, o satélite da Somar Meteorologia não havia verificado a presença dessas nuvens até às 6h15min.
O meteorologista Eduardo Gonçalves, da Somar, a fumaça, se chegar, não deve alterar nas condições climáticas.
— A fumaça não tem alteração na sensação térmica. Ela ajuda a formar nuvens. Pode ser que o dia fique mais alaranjada ao escurecer, no fim da tarde — prevê.
Em Dom Pedrito
O terça-feira (7), iniciou o dia com temperatura mais alta que ontem, 20 ° C foi a mínima registrada. Com o passar das horas o calor irá aumentar, mas não deverá ultrapassar os 30° C. O céu com poucas nuvens poderá ser afetado pela presença de nuvens de fumaça oriundas de queimadas na Austrália, o que poderá deixar o entardecer um pouco alaranjado. Não há previsão de chuva para Dom Pedrito.
Fonte: GaúchaZH/Climatempo