NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Acidentes e multas de trânsito ultrapassam os 300 registros

O número de veículos transitando só aumenta e, pela falta de sinalização adequada e imprudência, os casos de acidentes nas vias urbanas de Dom Pedrito estão se tornando corriqueiros. Não há ainda uma política pública eficaz no município para organizar melhor o trânsito e os números, neste início de ano, já mostram e alertam que é imprescindível pensar em formas de evitar que acidentes com tanta frequência e graves sigam acontecendo.

Conforme o chefe do Núcleo de Trânsito, Romeu Martins Ferreira, em janeiro e fevereiro deste ano já se somam 301 registros de acidentes, entre as tipificações danos materiais, lesões corporais e infrações. Nenhuma morte foi registrada em 2015. O número total de 2014 quase chega a 2 mil. Foram quatro mortes no ano passado, 126 registros de acidentes com danos materiais, 61 com lesões corporais e 1804 infrações de trânsito. 

O chefe do Núcleo de Trânsito admite que a situação é preocupante. Para ele, basicamente, falta sinalização. “Conseguindo fazer as melhorias de sinalização, como faixa de pedestre e sinaleira, vão diminuir os acidentes. Uma das causas é a falta de sinalização”, entende. Para colocar em prática algumas medidas, o Núcleo de Trânsito está aguardando a elaboração de um mapa, para definir alguns pontos estratégicos para instalação de mais sinalização. 

Na rua Júlio de Castilhos, por exemplo, Ferreira entende que um redutor de velocidade e uma faixa de pedestre, localizada em frente ao supermercado Nacional, ajudariam no controle de acidentes. “Vai diminuir a velocidade ali, o motorista será obrigado. Não é a sinaleira que vai te fazer parar”, considera.

Plano de mobilidade urbana
Segundo Ferreira, todos os municípios do Brasil precisam elaborar um plano de mobilidade urbana, que deve regulamentar o trânsito das cidades. O prazo se estende até o final do ano. Em Dom Pedrito, um grupo de trabalho realizou a primeira reunião na semana passada, para começar a estudar o assunto. “Hoje ele é cobrado em todo o Brasil. É obrigatório que todos os municípios tenham. Ele é um projeto que vai determinar o padrão sobre ruas, sinalização. Se for abrir uma rua, por exemplo, ela já tem que ser projetada conforme o que regulamenta o plano”, ressalta.

Números 2014
Acidentes de trânsito

Danos materiais – 126
Lesões corporais – 61
Morte – 4
Infrações – 1804
Total – 1995
 

Números 2015

Acidentes de trânsito de janeiro e fevereiro

Danos materiais – 12
Lesões corporais – 7
Morte – 0
Infrações – 282
Total – 301

Fonte: Lauren Krause
Reportagem: Elliézer Garcez
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios