Dom Pedrito – Entrevista com o Capitão Thiago Giacomelli

Esta semana a reportagem do Portal de Notícias da Qwerty, conversou com o novo Capitão do 4º Esquadrão da Brigada Militar de Dom Pedrito, Thiago Valente Giacomelli. Em entrevista ao portal, o novo comandante falou sobre sua vida pessoal, seu trabalho e sobre o que pretende desenvolver a frente do batalhão em nossa cidade.
Portal Qwerty: Fale um pouco sobre a cidade onde nasceu, quando e onde se formou, há quanto tempo está na Brigada Militar e quais cidades onde já trabalhou?
Thiago Giacomelli:Nasci em São Vicente do Sul, tenho 29 anos, esou casado. Ingressei na Brigada Militar dia 12 de novembro de 2007. Desempenhei até o ano de 2012 as funções de Soldado nos municípios de Vacaria e Caxias do Sul. Frequentei o Curso Superior de Polícia Militar por dois anos em Porto Alegre, o qual possibilitou minha promoção ao Posto de Capitão no dia 15 de novembro de 2014. Sou formado em Direito pela UCS (Universidade de Caxias do Sul)desde janeiro de 2010.
Portal Qwerty:Quais são suas expectativas quanto à cidade de Dom Pedrito?
Thiago Giacomelli: As melhores possíveis. Já fixei residência no município e estou sendo muito bem acolhido pela comunidade. Estive os últimos dois anos em Porto Alegre, mas não terei dificuldades de adaptação, pois morei até os 17 anos em São Vicente do Sul município com as mesmas características de Dom Pedrito.
Portal Qwerty:Qual será sua metodologia de trabalho?
Thiago Giacomelli: A comunidade Pedritense pode esperar uma Brigada Militar atuante tanto na prevenção quanto na repressão buscando a diminuição do índice de criminalidade e o consequente aumento da sensação de segurança de todos, sempre norteados pelos princípios legais respeitando os direitos e garantias individuais e coletivos.
Portal Qwerty:Quanto à falta de Efetivo na Unidade, que já é de conhecimento do público, o que pode ser feito?
Thiago Giacomelli: A falta de efetivo não é uma exclusividade de Dom Pedrito, toda a Instituição sofre historicamente com a falta de policiais. Temos um concurso público para ingresso de soldados para o ano de 2015, vamos solicitar ao Comando que nos contemple com novos Brigadianos.
Portal Qwerty:O que o senhor sabe quanto ao número de ocorrências da cidade?
Thiago Giacomelli: Estive analisando o levantamento de ocorrências nos últimos três anos no município de Dom Pedrito, razão pela qual, não considero muito elevado o índice em consideração ao número de habitantes e a grande área rural do município.
Portal Qwerty:Quais os procedimentos de policiamento que serão adotados durante as festas de fins de ano sabendo que neste período há um aumento no índice de ocorrências?
Thiago Giacomelli: Estamos desde o dia 29 de novembro com a Operação Papai Noel que concentra suas atividades na área comercial e bancaria da cidade, locais que em razão das compras de fim de ano reúne um grande número de pessoas. Além disso, a Operação Golfinho 2014/2015 está programada para iniciar no próximo dia vinte.
Portal Qwerty:O que pode ser feito em relação ás ocorrências de perturbação da tranquilidade na área central da cidade, principalmente de sexta-feira à madrugada até segunda-feira, onde há intensa concentração de pessoas na Rua José Bonifácio entre Av. Barão do Upacaraí e Rua Júlio de Castilhos.
Thiago Giacomelli: Estamos cientes da situação, vamos intensificar a fiscalização nos fins de semana onde o movimento é maior. Quanto ao registro referente à perturbação da tranquilidade, pedimos que o cidadão exerça seu direito de representar. O que vem acontecendo é a ligação para o 190, no entanto, a pessoa não quer efetuar o registro o que dificulta a identificação do contraventor pela Brigada Militar e sua consequente responsabilização.
Reportagem: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]