NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Meninas recebem a segunda dose contra o vírus HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunizações, coordenado pela enfermeira Raquel Stochero dos Santos, segue o calendário nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus (HPV), que beneficia meninas com idade de 11 a 14 anos incompletos. A primeira dose da vacina foi aplicada em março passado, através de busca ativa, feita diretamente nas escolas, alcançando cerca de 900 meninas. Neste mês de setembro, elas estão recebendo a segunda dose, que já as deixa imunizadas contra quatro tipos de HPV – 4, 6, 11 e 16 -, independentemente da idade que já possuam, enquanto que outro grupo, recém agora entrando na faixa dos 11 aos 14 anos incompletos, recebe a primeira dose.

 

A vacinação é obrigatória, exceto se os pais proibirem as filhas de se vacinar, o que deve ser comunicado por escrito à escola. O fato só aconteceu com duas meninas, até agora. A terceira e última dose será ministrada nesse grupo daqui a cinco anos.

 

De acordo com a enfermeira Raquel, o HPV é a porta de entrada para o câncer de colo de útero e, nos meninos, para dois tipos de câncer, de próstata e de pênis. Entretanto, a incidência de HPV em meninos é bem menor, estatisticamente, provavelmente daí se originando a política do Ministério da Saúde em vacinar, pelo menos por enquanto, apenas as pessoas de sexo feminino. A meta oficial é vacinar 80% das meninas na faixa etária selecionada, mas o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é chegar perto dos 100% de cobertura vacinal.

 

A vacina é contraindicada apenas no caso de a menina ser gestante ou apresentar quadro febril.

Por: Silvio Bermann
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios