Dom Pedrito – Frente Parlamentar da criança e do adolescente
Em reunião realizada em 18 de junho, no plenário Ataliba Torres, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo vereador Renato Chiaradia (PP), tratou de vários temas, especialmente sobre o alto índice de violência sexual nesta faixa etária. Estiveram presentes o COMDICA, representado por João Carlos da Câmara, conselheiros tutelares, representantes da SMEC, Andréa Marques, secretária do Trabalho e Ação Social, Caroline Gonçalves, Secretaria de Saúde, representantes comunitários e vereadores.
Uma reflexão recorrente é que a incidência da violência tem origem no lar, somada, entre outras circunstâncias, a uma relação cultural mais álcool e drogas. Não existe um trabalho efetivo de prevenção, apenas são tratados casos já ocorridos, a não ser, segundo a secretária Andréa Marques, nas escolas e família dos atingidos.
Foi ressaltada a parceria do Judiciário que vem revertendo o valor de multas para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente, mas, seria necessário um mutirão da sociedade, principalmente no objetivo de construção de um abrigo destinado a crianças em situação de vulnerabilidade.
Algumas proposições, como o aporte de profissionais nas áreas da assistência social e psicologia para a efetivação de projetos, por exemplo, foi observado. Palestras educativas nas escolas, entre outras iniciativas, também fizeram parte das propostas. O representante do COMDICA solicitou apoio da Frente Parlamentar para aquisição de material didático destinado ao Projeto Crescer, o Conselho Tutelar sugeriu que o prédio da antiga Inspetoria Federal seja cedido ao COMDICA e ao Conselho e o vereador Dionil Pereira (PT) se colocou a disposição para encaminhamentos de projetos ou solicitações junto às esferas governamentais. A próxima reunião ficou agendada para 17 de julho, às 10h 30min, no plenário Ataliba Torres.