NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Embrapa Pecuária Sul recebe produtores rurais e estudantes de agronomia

A Embrapa Pecuária Sul recebeu nesta segunda-feira (02/06) grupos de produtores rurais e de estudantes universitários em visitas técnicas na sede da unidade, em Bagé (RS). Cerca de 20 produtores de ovinos que fazem parte do Programa Juntos para Competir, desenvolvido em conjunto pelo Sebrae/RS, Senar/RS e Farsul, participaram de atividades relacionadas á sanidade na criação de ovelhas. Já os estudantes do Curso de Agronomia da Unoesc, de Campos Novos-SC, participaram de um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Corte e de Leite. As duas atividades foram realizadas na parte da manhã.

 

Os produtores dos municípios de Bagé (RS) e Dom Pedrito (RS) foram recebidos pelo pesquisador Alessandro Minho, que esclareceu questões referentes aos problemas decorrentes de verminoses, especificamente da contaminação com Haemonchus contortus. O pesquisador enfatizou que um dos grandes entraves para combater os prejuízos causados por esse parasito está na resistência adquirida aos medicamentos existentes no mercado. Segundo ele, o mau uso e problemas de manejo estão cada vez mais tornando os parasitos resistentes aos produtos químicos para controle.

Como uma forma de diminuir o uso de medicamentos, e com isso a resistência, o pesquisador apresentou o Método Famacha, que consiste em diagnosticar de forma antecipada e seletivamente os animais infectados pelo parasito e que estão debilitados. “A partir da análise da mucosa dos olhos dos animais, é possível identificar aqueles que estão sofrendo de graus de anemia mais graves e, com isso, tratá-los de forma individual”, ressaltou. Porém, o pesquisador acrescentou que outras medidas também devem ser tomadas, como a realização periódica de exames de OPG (ovos por grama) e também um teste anual em relação ao grau de resistência dos rebanhos aos anti-helmínticos existentes.

 

Já os cerca de 30 estudantes do 7º semestre do Curso de Agronomia da Unoesc, de Campos Novos (SC), participaram de um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Corte e Leite. Os alunos que cursam atualmente a disciplina de Bovinocultura tiveram a oportunidade de conhecer a campo a realidade da atividade na região por meio das explanações de pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul. No primeiro momento os alunos conversaram com o pesquisador Marcos Jun-Iti Yokoo sobre ações que a instituição desenvolve no melhoramento genético em bovinos de corte. O pesquisador discorreu sobre programas como as Provas de Avaliação a Campo (PAC), Melhoramento Genético da Raça Brangus (ibagé) e o Projeto Bifequali.

 

Já a pesquisadora Renata Wolf Suñe apresentou Sistemas Pastoris de Produção de Leite, que vem sendo realizado sob sua coordenação ao longo dos últimos anos e que objetiva aumentar a produtividade da bovinocultura de leite desenvolvida com base na alimentação a pasto. Para encerrar as atividades da manhã, a pesquisadora Emanuelle Gaspar falou sobre as práticas do Manejo Sanitário Bovino, incluindo os cuidados necessários de vacinação e aplicação de medicamentos, além do fornecimento de colostro.

Fonte Embrapa Pecuária Sul – Bagé/RS
Por: Fernando Goss – MTb 1065/SC e Manuela Bergamim – MTb 1951/ES
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios