Dom Pedrito – Vigilância epidemiológica orienta sobre combate às pulgas e carrapatos
O servidor, Olíbio Barreto, do Ministério da Saúde, que atua na Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores) em Dom Pedrito, cedido para a Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente (SMSMA), orienta a comunidade sobre a maneira certa de tratar a população canina contra pulgas e carrapatos, verdadeiras pragas que vêm proliferando gradativamente em Dom Pedrito.
A aplicação do produto Dectomac (existem outras marcas), que vem sendo utilizado pela equipe, segundo Barreto, é eficaz para o caso de animais que costumam ser acompanhados periodicamente, bem cuidados, banhados, vacinados, etc, para eventos de prevenção, que dura em torno de 60 a 90 dias.
“Animais que já estejam com carrapatos ou infestados de pulgas devem ser banhados e um produto carrapaticida aplicado também nos pátios das residências, senão não se obterá um bom resultado”, explica. Acrescenta que o Dectomac está disponibilizado pela Vigilância Epidemiológica , mas como não há produto suficiente para atender toda a demanda, prioriza-se o atendimento aos solicitantes que pertençam às camadas economicamente menos favorecidas da comunidade. A solicitação deve ser encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde.
O carrapato vem sendo combatido com tenacidade pela Vigilância Epidemiológica. Já foram constatados casos em que, chamados os técnicos do setor, estes encontraram residências totalmente infestadas pelo parasita, chegando ao ponto de estarem subindo pelas paredes das casas. A incidência de grande número de cães soltos e/ou abandonados pelas ruas da cidade contribui em muito para o aumento deste que já é um assunto de saúde pública.