NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Comando dos Bombeiros quer implantação do serviço de Resgate

Durante sua estada em Dom Pedrito, na última terça-feira (06), o tenente coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, comandante do 10º Comando Regional de Bombeiros (CRB), com sede em Sant’Ana do Livramento, defendeu que Dom Pedrito também passe a ter o serviço de Resgate, a exemplo do que já acontece na vizinha cidade.

 

No contexto, o tenente Goulart, comandante da 2ª Seção de Combate a Incêndios, explicou que a meta é defender a destinação de uma viatura especialmente equipada para o Resgate (na verdade, uma ambulância), durante a Consulta Popular de 2015 (com aplicação para 2016). “Neste 2014, nossa prioridade foi demandarmos uma viatura equipada para o atendimento de incêndios florestais, que vêm acontecendo em número significativo, deixando o veículo de Resgate para a próxima Consulta”, justifica Goulart, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), a instância que organiza a Consulta Popular.

 

Coronel Burgel acrescenta que a carência de efetivo na Corporação não deverá ser problema para a criação do novo serviço em Dom Pedrito, uma vez que a equipe que opera a ambulância é a mesma disponibilizada para o caminhão Auto Bomba de combate a incêndios.

 

O Resgate, em situações críticas, até pode ser utilizado para atender as ocorrências afeitas ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), uma vez que os bombeiros jamais deixam de atender um chamamento, só procurando repassá-lo ao Samu quando possível e se for o caso. 

 

Entretanto, o Resgate existe mais para socorrer a população em casos, por exemplo, de pessoas presas nas ferragens, nos acidentes em locais de difícil acesso e outras situações do gênero. O coronel Burgel exemplifica: um acidente de trânsito em via pública é caso para o Samu, o mesmo acidente com alguém preso nas ferragens já deve ter o atendimento do Resgate.

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios