NOTÍCIAS

ATENÇÃO – Enem: Candidatos já podem realizar suas inscrições

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 foram abertas às 10h de hoje, segunda-feira (12) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 23 de maio no site enem. inep.gov.br. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. A expectativa é de que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam neste ano. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram e mais de cinco milhões fizeram as provas.

 

A taxa de inscrição é de R$ 35,00 (Trinta e cinco reais) e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficarão isentos da taxa todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086,00 (Hum mil e oitenta e seis reais). Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). 

 

No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30. Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual), em 1.699 municípios. 

 

Este ano, 785 mil funcionários irão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.

 

A novidade deste ano, é que candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para fazer o Enem. Para isso, precisará fazer uma solicitação por telefone ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) durante o prazo de inscrição. Consta no site, que "o participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação pelo telefone 0800-616161, até o final do período de inscrição".  O edital do Enem, no entanto, não faz nenhuma referência ao uso do nome social do candidato.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Por: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – FENAJ 6634
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios