NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Eclipse lunar da madrugada de hoje visto de Dom Pedrito

O calendário 2014 de eventos astronômicos começou na madrugada desta terça-feira. A partir das 3h (horário de Brasília) foi possível ver, a olho nu, a Lua se escondendo totalmente por 78 minutos, no primeiro eclipse total deste ano. 

 

O fenômeno também é chamado de Lua vermelha ou Lua sangrenta. Isso porque o satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte e apresentará uma tonalidade avermelhada. 

 

O fenômeno iniciou por volta da 1h50min, mas na primeira hora, praticamente invisível a olho nu, pois a Lua estava na parte externa e mais clara da sombra da Terra, a penumbra. A partir das 3h, o satélite começou a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra. O ponto alto do fenômeno ocorreu próximo das 4h50min. A última vez que a Lua ficou totalmente na sombra da Terra em relação ao Sol ocorreu em 10 de dezembro de 2011. 

 

— Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra são refratados e atingiram a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura — explica o astrônomo Jair Barroso do Observatório Nacional. 

 

As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia. As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.

 

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

 

Acompanhe abaixo algumas fotos deste fenômeno, tiradas de Dom Pedrito:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entenda (Nasa/Divulgação):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja o calendário de eventos astronômicos em 2014:

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios