Dom Pedrito – Avião agrícola cai na ferraria
No final da tarde ontem (26), por volta das 18hs30, à reportagem do Portal de Notícias da Qwerty, recebeu a informação de que um avião agrícola havia caído na ferraria, próximo a Dom Pedrito. A aeronave prefixo PT GYC pertencia à empresa Aerovac Aviação Agrícola da região da mata, em Santa Maria, caiu entre eucaliptos, perto da Cabanha A Tala. O piloto Everton Allan Roos, de 26 anos, natural de São Borja, na fronteira oeste do estado, voltava para a base onde o avião seria guardado, quando ocorreu o acidente.
Fernando Castro da Rosa, que é o representante da empresa em Dom Pedrito, disse que “o piloto era muito bom, e o avião havia sido abastecido por volta das 18hs”.
De acordo com a polícia, Everton tinha finalizado a pulverização de uma lavoura de soja bem próxima ao local do desastre. O avião bateu nas arvores e, depois incendiou. Os bombeiros foram os primeiros a chegar ao local e rapidamente conseguiram controlar o fogo.
A Brigada Militar que chegou logo em seguida isolou a área para a chegada da Polícia Civil e do IGP (Instituto-Geral de Perícias) de Santana do Livramento. De acordo com Fernando, “o avião será periciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para identificar as causas do acidente”.