NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Vacinação contra o HPV na rede pública irá até 10 de abril

Na manhã de hoje (19), nossa equipe de reportagem esteve presente na Escola Estadual Dulce da Fonte Abreu para acompanhar a vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus). A campanha iniciou no dia 10 de março e irá até 10 de abril. 

 

Na Secretaria da Saúde, ouvimos a Farmacêutica responsável pela vacinação na rede publica em Dom Pedrito, Liziane Vaz, que nos falou sobre o assunto. “Nós estamos vacinando todas as meninas entre 11 e 13 anos nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, mas aquelas que não estiverem presentes no dia da vacinação, poderão se dirigir até a Secretaria da Saúde para tomar a vacina e se prevenir contra o câncer do colo de útero no futuro”, disse Liziane.

 

O Câncer de colo de útero está associado à infecção pelo HPV, vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 considerados oncológicos e associados às neoplasias malignas do trato genital. Os subtipos virais mais comuns são HPV 6, 11, 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

 

O Ministério da Saúde estabeleceu essa faixa etária como público-alvo, tendo em vista que a vacina é altamente eficaz nas meninas dessa faixa etária não exposta aos tipos de HPV, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida, num prazo de dois anos.

 

HPV é uma sigla em inglês para Papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele e as mucosas. Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. É bom lembrar também, que ele pode ficar alojado durante anos sem a manifestação de sinais e sintomas.

 

Destaca-se também, que o HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital e manual-genital.

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe no vídeo postado abaixo, a entrevista feita com a Farmacêutica, Liziane Vaz.

 

 

Por: Marcelo Brum
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios