NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Governo do Estado estimula empreendimentos eólicos

O Governo do Estado promove uma reunião nesta segunda-feira (27), às 14h30, com a participação de prefeitos dos municípios da Campanha para debater a produção de energia eólica na região. O encontro ocorre na sede do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na Capital. 

O diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio, e representes do Sindicato das Empresas de Energia Eólica integram a atividade, que terá a presença de prefeitos dos municípios de Lavras do Sul, Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, da região da Campanha. Além de São Gabriel e Santa Margarida do Sul da região Fronteira Oeste, Santana da Boa Vista, na região Sul e Vila Nova do Sulna região Jacuí-Centro.

 

Participam ainda representantes de vários órgãos de Estado como o Gabinete dos Prefeitos, Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Secretaria do Meio Ambiente, Fepam, Casa Civil, BRDE, Banrisul e Badesul. 

A atividade dá continuidade a um Diálogos CDES realizado em 30 de agosto de 2013 em Lavras do Sul, quando o assunto reuniu os interessados neste segmento de produção de energia limpa aproveitando o potencial de vento na região. 

No encontro, o Governo dará um informe aos prefeitos das atividades do Executivo no estímulo a estes empreendimentos em solo gaúcho e das políticas transversais implementadas para garantir competitividade do Rio Grande do Sul nos próximos leilões de energia. Também serão debatidos assuntos como crédito, licenciamento ambiental e desonerações tributárias para a cadeia. 

O coordenador dos Diálogos CDES, Zelmute Marten, observa que esta região tem potencial de ventos com boa viabilidade para projetos de parques eólicos. "No momento estão sendo realizadas medições do potencial dos ventos na região por parte de empresas interessadas que já estão formalizando contratos de arrendamento de áreas para estruturação de empreendimentos", adianta Marten. 

Serviço: 
O que: Debater sobre a produção de energia eólica na região da Campanha 
Data: segunda-feira (27) 
Horário: 14h30 
Local: Avenida Borges de Medeiros, 1501 – 21º andar 

 

Fonte: Heloise Santi – Central do Interior – Diretoria de Jornalismo/SECOM
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios