VARIEDADES

Dom Pedrito – Festa de São Domingos será no próximo domingo

No próximo domingo (26), acontece a tradicional Festa de São Domingos, na localidade de Três Vendas no interior do município. O evento começa com a missa festiva, às 10h30 na Capela de São Domingos, seguida de procissão até a floresta de eucalipto, onde será dada a bênção. Também haverá um churrasco ao meio-dia, com shows e o grande “Bailão do Zoca”, como vem sendo chamado a dança a céu aberto. 

 

Visando facilitar o transporte dos pedritenses e visitantes, os organizadores da festa disponibilizaram uma excursão que irá sair do “Bar do Orlando”, na Rua Bernardino Ângelo. 
São Domingos Gusmão, foi um homem de Deus, que viveu no século doze e treze na Espanha (1170-1221), na mesma época em que São Francisco de Assis, que fundou uma ordem religiosa para ser missionária e viver a autenticidade e a pureza da fé. 

 

Ele acabou divulgando a oração do Rosário numa época em que a população não sabia ler, mas que na recitação dos Pai-nossos e Ave-Marias tinha um método eficiente e simples para se comunicar com Deus e manter acesa a chama da fé.

 

São Domingos, viveu apenas 51 anos, mas deixou suas marcas. Que chegaram até às Três Vendas, graças à tradição espanhola e a influência do vizinho país. Sua data litúrgica comemora-se no dia oito de agosto. Mas como fazer esta festa em nossa região no inverno e no rigor do minuano na nossa linha divisória? Sabiamente trouxe-se a sua comemoração para o verão, tempo de calor e convidativo para uma boa sombra, de descanso e dias mais longos. Tempo de encontros de amigos e familiares, de viagens e recordações.

 

Por: Marcelo Brum    
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

 

?

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios