NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Combate aos mosquitos pode começar nos próximos dias

O Setor de Controle de Vetores, que em Dom Pedrito atua junto à Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente (SMSMA), com funcionários cedidos pelo Ministério da Saúde, está para dar início, ao serviço de combate aos mosquitos, diga-se de passagem, com bastante atraso.

            Os problemas enfrentados, até aqui, foram vários. O setor, originalmente com sete funcionários, está agora com apenas três servidores (três estão em férias e um de licença). Produtos, tanto o larvicida quanto o fumacê (o primeiro ataca as larvas e o segundo os insetos adultos), estão disponíveis, mas não havia veículo disponível pela Secretaria de Saúde para o serviço, já que vários estavam avariados e aguardando conserto. Agora, o veículo já está à disposição, mas outra questão surgiu: a falta de combustível, o que se espera esteja resolvido nestes dias.

            De acordo com Olíbio Barreto, um dos integrantes da equipe de Controle de Vetores, a carência de pessoal, provavelmente, será compensado com a cedência de dois funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio (Smapic), que já foram treinados pelo próprio Barreto para atuarem junto ao grupo.

            A alta infestação de mosquitos, na cidade, está se verificando em função do baixo volume de precipitações pluviométricas e, é claro, também pela não aplicação de larvicida e fumacê, pelo menos até agora. Os setores com relevo mais baixos e ribeirinhos são os mais atingidos pelos insetos, como os bairros Santa Maria, Beira-Rio, São Gregório, Oscar Vicente y Silva e parte do Santa Terezinha.

 

    Por: Silvio Bermann
    Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios