NOTÍCIAS

RS – Onda de calor causa sensação térmica acima dos 45ºC

Uma onda de calor fez a temperatura ficar próxima de 40 graus em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 26. O boletim do 8º Distrito de Meteorologia apontou máximas de 38,8 graus em Porto Alegre e 40,1 graus em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Na capital gaúcha, as estações do Sistema Metroclima marcaram 40,4 graus no centro e 40,3 graus na zona norte durante a tarde. A perspectiva para os próximos dias é desconforto térmico ainda maior porque a umidade relativa do ar tende a aumentar. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica que, em meio a dias parcialmente nublados, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em locais isolados até segunda-feira.

 

Segundo o Inmet, a estação de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, registrou temperatura de 25,9ºC ao amanhecer – um recorde para o ano. Às 10h, duas cidades do Rio Grande do Sul – Dom Pedrito e São Luiz Gonzaga – estavam entre as cinco mais quentes do país, com temperaturas próximas às registradas no Piauí. Pela manhã, a temperatura ficou inferior aos 20ºC em apenas quatro das 37 estações de monitoramento do Inmet no Rio Grande do do Sul.

 

Já a Metsul Meteorologia prevê temporais de forte intensidade, com potencial para provocar transtornos e prejuízos tanto em zonas urbanas como rurais para os últimos dias de 2013 e primeiros de 2014. O fenômeno deve ser provocada pelo encontro de uma massa de ar úmido que se desloca do noroeste para o sudoeste do continente com a massa de ar quente que está sobre a região Sul do Brasil.

 

 

  Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios