NOTÍCIAS

RS – Erva-mate na gestação pode fazer mal ao bebê, diz pesquisa

O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul aponta que a ingestão da erva-mate presente na bebida mais tradicional dos gaúchos por gestantes pode ser prejudicial à saúde dos bebês, que sofrem uma sobrecarga no coração denominada hipertensão pulmonar.

 

Segundo o cardiologista Paulo Zielinsky, a bebida pode provocar estreitamento na artéria. "Pode causar uma hipertensão pulmonar logo que o nenê nasce, o que pode ser potencialmente grave e em algumas vezes até fatal", disse o médico.

O alto consumo de alimentos rico em anti-inflamatórios naturais, como cafés, azeitei de oliva, chocolate amargo e chimarrão, podem prejudicar o feto a partir do terceiro mês de gestação. Essas substâncias, se não ingeridas durante a gestação, fazem muito bem para a saúde, protegendo as células e prevenindo o envelhecimento.

 

Segundo a farmacêutica Simone Verza, pessoas ansiosas devem controlar a ingestão desses elementos, que intensificam o estado de nervosismo. "Se a pessoa é efetivamente uma pessoa ansiosa, hipertensa ou tem problemas gástricos, deve evitar o chimarrão", diz. Porém, a bebida possui diversas propriedades positivas, sendo uma redutora do colesterol ruim e auxiliando no processo de emagrecimento.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios