UTI de Dom Pedrito permanece sem pacientes da Covid-19
Reservada temporariamente para pacientes em estado grave que estejam contaminados pelo novo Coronavírus, a unidade local está sem nenhuma pessoa internada

Em meados de maio, noticiamos a habilitação de dez leitos de UTI da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Diferente de como foi divulgado anteriormente, o valor de R$ 1.440.000,00 que seria repassado em cota única foi dividido em parcelas.
Nossa reportagem conversou com o provedor da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, Luís André Freitas Balsamo. O gestor revelou que a instituição já recebeu o valor referente ao primeiro mês de funcionamento da UTI nesses moldes, um total de R$ 397.861,59. Esse valor é utilizado para custear a equipe de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos e enfermagem), num número aproximado de 30 profissionais; medicamentos, EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, área de isolamento (investimento).
Mesmo que não haja pacientes, a equipe permanece no local a postos, cumprindo uma escala de serviço que é, inclusive, repassada diariamente para a Secretaria de Saúde Estadual, uma vez que os leitos são do sistema do Estado e podem a qualquer momento receber pacientes de outras cidades gaúchas que necessitarem de tratamento especializado de UTI.