- DestaquesNOTÍCIAS

Trastuzumabe Entansina chega ao Rio Grande do Sul e promete reduzir em até 50% a mortalidade por câncer de mama HER2-positivo

O Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira (23) o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medicação é indicada para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.

O estado foi contemplado com 414 frascos do medicamento, que fazem parte da primeira remessa nacional, entregue ao país em 13 de outubro. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o novo protocolo clínico pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer.

De acordo com o mastologista e vice-presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), Ademar José Bedin Júnior, o medicamento representa um avanço importante no tratamento, pois combina um quimioterápico a um anticorpo, o que aumenta a eficácia e reduz os efeitos colaterais.

Ao todo, o país recebeu 11.978 unidades do Trastuzumabe Entansina, e o Ministério da Saúde prevê novas entregas até junho de 2026, com a meta de atender cerca de 1.144 pacientes em todo o território nacional. O investimento federal foi de R$ 159,3 milhões, valor obtido com redução de cerca de 50% em relação ao preço de mercado.

O medicamento será destinado a pacientes que ainda apresentem sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos mais avançados. A distribuição será feita por meio das secretarias estaduais de saúde.

Além disso, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para realização de mamografias gratuitas pelo SUS, permitindo o exame a partir dos 40 anos, e reforçou as ações de prevenção por meio do programa “Agora Tem Especialistas”, que leva atendimento e diagnóstico precoce a diversas regiões do país.

Fonte: G1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios