Senado fará Memorial às vítimas da covid-19 no Brasil
A proposta foi apresentada pelo relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros

O Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o projeto de resolução (PRS) 46/2021, que cria o Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19 no Brasil. A proposta foi apresentada pelo relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL). A matéria vai à promulgação.
O texto estabelece a construção de um monumento no espelho d’água do Congresso Nacional, em Brasília, que seja facilmente visto pelos cidadãos. Serão instaladas 27 pedras, representando a dor pela perda das vítimas em cada uma das unidades da Federação. O texto deverá entrar em vigor na data de sua publicação.
De acordo com o autor do projeto, muitos dos óbitos decorrentes da covid-19 poderiam ter sido evitados caso o Poder Público tivesse simplesmente agido em consonância com as recomendações científicas. Em razão disso, entendem ser necessário que o Senado Federal contribua para que as vítimas da pandemia sejam sempre lembradas e homenageadas.
O projeto de resolução foi relatado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a CPI da Pandemia, que investiga as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da covid-19 no Brasil.