Senac confirma participação de Veríssimo na inauguração de estátua do Analista de Bagé

Um dos principais expoentes da literatura brasileira atualmente, Luís Fernando Veríssimo estará presente durante o primeiro dia da 19ª Feira do Livro de Bagé. O autor participa da inauguração da estátua em homenagem à obra “O Analista de Bagé”, na quarta-feira, 23.
Após dois adiamentos da inauguração em decorrência do delicado estado de saúde do escritor, a data foi confirmada para coincidir com o evento que promove o hábito da leitura. Coordenadora de eventos do Senac, uma das entidades responsável pela confecção da obra, Eveline Ortiz adianta que a obra deve ser instalada junto aos brinquedos da Praça da Estação.
A inauguração acontece no primeiro dia da Feira do Livro, às 16h. A estátua é uma parceria entre o Senac, Prefeitura de Bagé e o artista plástico e arquiteto Sérgio Coirolo. Em tamanho real, foi confeccionada em cimento com pintura em bronze. Eveline adianta que ainda não há confirmação de que o autor gaúcho participe de alguma das atividades da feira além da inauguração. “Estamos montando um roteiro para ele, mas ainda precisamos de aprovação. Vamos divulgar na próxima semana”, conta.
O espaço será um atrativo turístico, com objetivo de resgatar e divulgar as peculiaridades da Rainha da Fronteira, construir um cenário ilustrativo e inserir no local frases e trechos do personagem com a intenção de demonstrar características típicas da região.
O Analista de Bagé é um personagem de humor criado por Veríssimo, publicado em 1981. A obra faz uma paródia dos bastidores do consultório de um psicanalista gaúcho, que faz uso de conhecimentos pseudocientíficos, que na prática não fazem sentido, aliados à sabedoria popular dos pampas para ajudar os pacientes a resolver seus anseios. O analista sempre recepciona seus pacientes com um quente chimarrão e conta com sua recepcionista, Lindaura, que auxilia na abordagem dos casos mais difíceis.
Melissa Louçan/Jornal Minuano