Saúde de crianças e mulheres ganham evidência nos Dias D e Rosa
Ações ocorreram no último sábado, dia 21; alunos do curso técnico em Enfermagem da Qwerty Escola participaram da atividade

A manhã do último sábado (21) foi dedicada à saúde dos pedritenses com duas importantes iniciativas promovidas no Posto Central: o Dia Rosa, que ofereceu diversos atendimentos às mulheres da Capital da Paz – sendo este também realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – e o Dia D, voltado à vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos.
Alusivo ao mês de prevenção e combate ao câncer de mama e também do colo de útero, o Dia Rosa ofereceu vacinas contra o HPV, exame clínico das mamas, exames citopatológicos, testes de DSTs e outros. A ação contou com o apoio de alunos dos módulos quatro e cinco do curso técnico em Enfermagem da Qwerty Escola de Educação Profissional.
“É importante [a participação dos estudantes] por ser um aprendizado e também uma contribuição com a comunidade. Eles aprendem a trabalhar com o público, atender as pessoas… a parte da saúde pública, que é uma das disciplinas desenvolvidas no conteúdo da escola”, comentou a coordenadora do curso, Claudia Benítes.
Com relação ao Dia D, o departamento de comunicação da prefeitura destacou que não há informações sobre o número de vacinas aplicadas durante a campanha, já que não houve uma quantificação por parte da Secretaria de Saúde.