RS autoriza vacinação com Pfizer para quem foi imunizado com a primeira dose da AstraZeneca
Imunizante fabricado pela Fiocruz está em falta em vários municípios

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizou, nesta terça-feira (26), que pessoas vacinadas com primeira dose da vacina da Astrazeneca e que estejam com a segunda em atraso, mais do que oito semanas de intervalo, possam receber a segunda dose com a vacina da Pfizer. A autorização é válida por tempo indeterminado e ocorre depois que mais de 80 municípios gaúchos reportaram a falta da vacina fabricada pela Fiocruz.
Os dois imunizantes têm intervalo igual entre a primeira e a segunda dose. A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SES, Tani Ranieri, ressalta que esse tipo de intercambialidade já possui segurança comprovada por evidências científicas.
— Estudos em vários países já mostram que há uma boa resposta imunológica para essa troca. O importante agora é que as pessoas não deixem de completar o esquema com a segunda dose e possam garantir uma maior proteção contra a covid-19.
Em virtude da falta do insumo, a pasta encaminhou nesta segunda-feira (25) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mais 75 mil doses de AstraZeneca. No início da noite dessa terça, o ministério atendeu ao pleito do Estado, e a previsão é de chegada das vacinas no final da tarde da próxima quinta-feira (28).
Além disso, o ministério também confirmou a liberação de 29.250 doses do imunizante da Pfizer, que deverão ser entregues na manhã desta quarta-feira (27).