Presidente do Sindicato Rural, Luiz Augusto, participa de Assembleia Regional da Farsul

Na manhã de ontem (09), o presidente do Sindicato Rural, Dr. Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, participou de Assembleia Regional da Farsul em São Gabriel, onde foram tratados diversos assuntos ligados a realização das expofeiras e o contexto da segurança no campo após a consolidação da operação Avante Rural da Brigada Militar e das ações da Força Tarefa de Combate ao Abigeato.
A reunião foi conduzida pelo diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, que realizou a abertura relembrando as pautas. O comandante regional de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar, tenente coronel Kleber Rodrigues Goulart, realizou uma explanação sobre a Operação Avante Rural, que está sendo executada nas cidades fronteiriças e recentemente foi realizada em Dom Pedrito.
Goulart pediu união dos sindicatos e ressaltou que o abigeato constitui um problema grave. “Estamos preparando ações para o enfrentamentos dos crimes no campo. Já temos a Patar, que atua na zona rural, mas muitas vezes precisa deslocar-se a cidade para atendimento de ocorrências, mas a Avante Rural é exclusiva para a zona rural, mas para que as operações tenham resultados mais efetivos, precisamos de integração dos órgãos municipais e estaduais”, ressaltou o comandante.
O delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, que está a frente dos trabalhos da Força Tarefa, foi mais breve em sua explanação. Apenas relembrou algumas das conquistas da Força Tarefa e destacou que Polícia Civil e Brigada Militar possuem uma rede de informações consolidada, entretanto, as investigações, muitas vezes, têm apontado para outros caminhos.
“Nós já dividimos o abigeato em quatro modalidades: há quadrilhas especializadas em fornecimento de carne para a região metropolitana, por exemplo, além de outros grupos que atuam nas fronteiras, a polícia argentina já está agindo para coibir a travessia. Até o momento, conquistamos resultados satisfatórios”, contou.
Dentre as deliberações sobre o tema segurança, o presidente Luiz Augusto ressaltou que entregou ofício a Farsul, nominando 15 sindicatos da Região da Campanha e Fronteira Oeste, onde solicitava um reunião com os secretários de Agricultura e Segurança Pública, além do vice-governador José Paulo Cairolli, onde será solicitado a ampliação da infraestrutura da Força Tarefa, mas Schardong vê como uma possibilidade a implantação de uma delegacia específica para crimes rurais no Rio Grande do Sul.
Sobre os assuntos gerais, houve uma harmonização das datas da expofeiras de primavera, para que não haja coincidências entre os municípios, além das dificuldades na realização das expofeiras, que tem sido prejudicadas pela crise financeira e outras questões fiscais, como cobrança de tributos e entraves burocráticos.
Outro assunto tratado foi a da normatização igualitária das ações das inspetorias veterinárias nos municípios, já que muitas vezes as ações dependem dos coordenadores das inspetorias. Também deverá ser avaliado em reuniões futuras a relação dos escritórios de remates com os sindicatos rurais. Estes pontos deverão ser levados a Assembleia Geral na Farsul, que será uma intermediária entre os sindicatos e o Executivo estadual para que algumas destas questões sejam resolvidas o mais breve possível.
Estavam presentes representações dos sindicatos rurais de São Gabriel, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava, Candiota, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, além de membros da Farsul e da Secretaria de Agricultura.
Fonte: Sindicato Rural de Dom Pedrito