Polícia Civil realiza operação contra abigeatos em Bagé e prende dois criminosos que atuavam na região

Na manhã desta quarta-feira, (30), em ação coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Rurais da Polícia Civil (DICRAB), por meio da 1° DECRAB-Bagé, com apoio das 2º e 3º DECRABs, bases de Alegrete a Camaquã, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas no município de Bagé, em decorrência de investigação de abigeatos.
Conforme o delegado Guilherme Nunes, titular da 1° DECRAB, base Bagé, as investigações tiveram início no mês de novembro de 2024, após uma série de ocorrências de abigeato na modalidade de carneada (ovinos e bovinos) ocorridas no município. Várias diligências foram realizadas no curso das investigações, inclusive mandados de busca e apreensão no mês de dezembro de 2024, que resultaram na apreensão de objetos que possibilitaram aos policiais, após análises, identificar a autoria de vários crimes de abigeato.
Um dos investigados estava no regime semiaberto e o outro em prisão domiciliar, e se aproveitavam do tempo que estavam fora do sistema prisional para cometer os crimes. Para tanto, usavam um veículo de passeio e uma motocicleta. Em decorrência da decretação das prisões preventivas, ambos retornarão ao regime fechado.
De acordo com o delegado Heleno dos Santos, diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais (DICRAB) do Rio Grande do Sul, a operação de hoje é o resultado de um trabalho especializado e que passará a ser realizado em conjunto pelas DECRABs em todo território gaúcho. Na ação de hoje, participaram três das cinco delegacias especializadas no combate aos crimes rurais e abigeato hoje em atividade no Estado.
Fonte: Polícia Civil