NOTÍCIAS

Polícia Civil e SEAPI recuperam 11 animais furtados em Dom Pedrito

prejuízo ao crime rural já supera R$ 1,5 milhão em 2025

A Polícia Civil, com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPI), recuperou nesta terça-feira 10 bovinos e 1 ovino furtados em Dom Pedrito. A ação aconteceu na localidade de Ponche Verde, no interior do município, e é um desdobramento da Operação Campo Verde, deflagrada em 22 de agosto, que resultou na prisão de quatro homens por abigeato.

A investigação, coordenada pelo delegado Guilherme Fagundes, contou com o sistema de identificação de marcas e sinais. Agentes da DECRAB/Bagé inspecionaram um terreno utilizado para pastoreio sem contrato formal pelos suspeitos, localizados 93 animais bovinos. Entre eles, 10 foram identificados como furtados e comprovados pelo Aplicativo AbigeApp, ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Dom Pedrito desde 2021, após regulamentação por lei municipal.

A vítima compareceu ao local e confirmou que os 10 bovinos haviam sido subtraídos em julho. Outro animal furtado também foi reconhecido por seu proprietário. Os 84 bovinos restantes apresentaram dificuldade de identificação devido a marcas borradas e orelhas cortadas. O responsável pelo local e outros três homens permanecem presos preventivamente desde a operação de agosto.

Combate ao abigeato

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Bagé intensificou suas ações e estima que, somente em 2025, já tenha causado prejuízo superior a R$ 1,5 milhão ao crime rural. Nos últimos meses, mais de 300 bovinos foram apreendidos em pelo menos cinco municípios da região.

Segundo a delegacia, as operações contínuas e estratégicas são fundamentais para recuperar animais furtados e desarticular quadrilhas especializadas. Novas ações de repressão ao abigeato estão previstas para as próximas semanas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a segurança no meio rural.

Fonte: Polícia Civil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios