Pequenos produtores de Dom Pedrito poderão ter acesso à recurso para construção de cisternas
Interessados devem procurar a Secretaria da Agricultura do município para inscrição

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou o manual que contempla as diretrizes de programa referente ao eixo estratégico – Irriga+RS/Cisternas.
Dom Pedrito formalizará convênio com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais locais. Interessados devem realizar a inscrição até o dia 1º de novembro, diretamente na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Dom Pedrito, das 7h30min às 13h30min. Informações podem ser obtidas pelo 3243 4971.
Podem se inscrever pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da reforma agrária.
Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 m², assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.
De acordo com o manual, serão priorizados produtores que residem em municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado (que é o caso de Dom Pedrito).
Caberá ao técnico responsável pelos projetos de cada município validar os locais em que as cisternas serão instaladas. A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.
A previsão é que sejam instaladas 819 cisternas de 60 mil litros, num investimento de R$ 17,2 milhões. Cada município será beneficiado com a construção de três estruturas, com valor de R$ 21.066,07 por cada cisterna construída. Os municípios que ultrapassarem os valores destinados por beneficiário deverão aportar a diferença a título de contrapartida.
O objetivo é ampliar as estruturas de armazenamento de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural e minimizar os recorrentes quadros de estiagem.
Fonte: Prefeitura de Dom Pedrito