- DestaquesNOTÍCIAS

Obra da Sanga das Piúgas, conclusão das guaritas e manutenção na ETA; gerente da Corsan fala sobre ações da empresa

Giosepe Maino Bica concedeu entrevista, que vai ao ar no Jornal das Oito desta quarta-feira

A Corsan finalizou a obra das guaritas junto ao primeiro recalque, localizado às margens do rio Santa Maria. O local, até recentemente, era alvo constante de vandalismo e furto de cabos. Ainda ontem (22), foram realizados reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA) e o início da chamada ‘Obra da Sanga das Piúgas’. Quem deu os detalhes foi o gerente da unidade da Corsan na Capital da Paz, Giosepe Maino Bica. A entrevista será exibida no Jornal das Oito desta quarta-feira (23), às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br) e através da página da Qwerty Portal de Notícias no Facebook.

De acordo com Maino, os guardas possuem condições de trabalho consideravelmente melhores, entretanto, ainda resta implementação de iluminação adequada na localidade. “Já tivemos uma empresa visitando o local, vamos colocar uma nova tubulação e os motores – deixará de ser aqueles motores flutuantes, que estão lá funcionando de forma precária –  e instalar dois ou três motores, para voltar a ter captação em caráter normal, mantendo o abastecimento da cidade daquele ponto”, explica Bica. Os motores deverão ter uma pressão adequada para abastecimento da totalidade do município. Ainda se utiliza a barragem da Serrinha para complementar o abastecimento, inclusive o funcionamento da ETA foi ampliado para fazer uso mínimo da barragem, entretanto, com a conclusão das obras no primeiro recalque, se pretende deixar a Serrinha apenas para situações emergenciais.

Ontem, o município ficou sem abastecimento durante um período entre manhã e tarde para manutenções executadas na ETA. Maina enfatiza que quando necessário programar manutenções que culminem na interrupção do abastecimento, a Corsan emitirá uma nota para conhecimento da população. Na ocasião, foi corrigido um vazamento dentro da estrutura da ETA, que poderia colocar em risco o abastecimento do município caso o defeito estrutural se agravasse. “Optamos por parar na manhã de ontem, avisando a população para reservar água. Penso que a população sente falta é de estar avisada, de se precaver”, observa. O conserto foi realizado entre 9h e 11h. A ETA retornou ao funcionamento às 12h, mas com uma vazão mais baixa para evitar rompimentos de redes.

Bica também avisa à população sobre os expurgos – muitas vezes confundidos com vazamentos – quando hidrantes ou pontas de rede são abertos para evasão de ar das tubulações, resultando, também, na saída de água. O procedimento, diz Bica, evita problemas na rede, como rompimentos ou água de coloração marrom nas torneiras.

Sanga das Piúgas

Iniciou oficialmente ontem a obra da Sanga das Piúgas. A partir de agora, a empresa terá 18 meses para conclusão da obra. A Corsan fará um trabalho socioambiental junto à comunidade, para notificação de moradores sobre o trânsito, cuidados para serem adotados junto às crianças em locais onde a obra esteja sendo executada.

Maina aguarda o cronograma de trabalho da empresa para divulgação nos meios de comunicação do município, além de articular o trânsito nas ruas em que a obra irá atingir. Quando concluída, a obra elevará a cobertura de esgoto de 16% para 36%.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios