Meeting de líderes da Internetsul
Marcos Brum e Dulce Abreu de Brum, diretores e Renato Biancchin, gerente comercial da Qwerty Internet, estão participando do evento

A InternetSul realiza desde ontem, no Hotel Deville, em Porto Alegre-RS, o evento Meeting de Líderes, que irá reunir donos de ISPs (Provesores de Acesso à Internet) de todo o Rio Grande do Sul.
O evento é exclusivo e gratuito para proprietários de empresas associadas à InternetSul e restrito a dois participantes por companhia.
Um dos assuntos em pauta será a “prostituição de preços” no setor de Internet, que traz um sério problema de competitividade às empresas.

Segundo informações da Anatel, o Brasil conta atualmente com mais de 5,7 mil provedores de Internet ativos. Desse total, os provedores independentes de serviços de internet (ISPs) já respondem por 48% dos acessos. Neste cenário povoado, entretanto, a concorrência desmedida preocupa aos empresários mais experientes, especialmente na competição praticamente predatória de preços entre as empresas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela InternetSul junto a seus associados, 55% dos respondentes afirmaram que a guerra puramente por preços mais baixos – chamada de “Prostituição de Preços” na pesquisa – é o tema mais relevante para os players de internet.
Para Magnum Foletto, presidente da InternetSul, o cenário atual das ISPs, em que a corrida por inovação se desacelerou – devido ao uso mais difundido de redes de fibra óptica – hoje o diferencial para muitas empresas está na oferta de preços mais baixos.
“Essa busca por clientes a qualquer preço, segundo Foletto , certamente comprometerá a qualidade da entrega e principalmente o suporte e a manutenção do serviço”, avalia o presidente da entidade.
A regularização tributária das ISPs (saída do Simples), foi o segundo ponto mais citado na pesquisa da entidade, com 39% dos respondentes colocando o assunto entre suas prioridades. 34% dos associados que responderam à pesquisa também consideram importante o compartilhamento e trocas de redes e serviços entre as operadoras.
Para Ivonei Lopes, diretor de marketing da InternetSul, todas estas dúvidas dos associados são tópicos de destaque a serem abordados pela InternetSul durante 2019, seja em ações junto a players do setor e do governo, como em discussões nos eventos promovidos pela entidade.
“Já estamos com nossa agenda de eventos aberta para o ano, e em março já teremos nosso primeiro seminário do ano, no qual trataremos destes assuntos citados na pesquisa, assim como outros que são de interesse de nossos associados”, explica Ivonei.

Fonte: InternetSul