NOTÍCIAS

Lideranças querem retomada da Operação Avante Rural

Um grupo de lideranças setoriais do setor primário de Santana do Livramento, incluindo Associação de Ovinocultores, Núcleos de Criadores de Gado de Leite e de Corte, Associação e Sindicato Rural, está mobilizado no sentido de que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, bem como Comando Geral da Brigada Militar, dê continuidade à Operação Avante Rural. As informações são do Jornal A Plateia.

A estratégia foi realizada em âmbito de região de Fronteira, assim como em outras localidades, focando nos crimes registrados no interior dos municípios, em especial, o abigeato. A conclusão da Operação Avante Rural se deu em dezembro de 2016, enquanto a Força Tarefa da Polícia Civil – também atuando no segmento – mantém, a partir das Delegacias de Rosário do Sul e Regional, situada em Sant’Ana do Livramento, as atividades.
O coronel Kleber Goulart, titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), ainda em dezembro de 2016, já apresentava os resultados positivos das operações, valendo mencionar que as duas estratégias (Avante Rural e Força Tarefa) combinadas geraram resultados positivos nas apreensões, prisões e desmantelamento de quadrilhas de criminosos que atuavam no meio rural e região fronteiriça, especialmente em alguns crimes transfronteiriços.

O Comando Geral da Brigada Militar já foi procurado pelas representações de produtores rurais dos municípios circunvizinhos.

O presidente do Sindicato Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade, confirmou que a Federação da Agricultura e Pecuária (Farsul) do Rio Grande do Sul, com base nas informações de suas regionais, já foi informada e também está ingressando na luta pela reativação da Operação Avante Rural, sobretudo na região de Fronteira.
Há informações, conforme levantamentos dos ruralistas, de que o custo médio não é tão significativo a ponto de justificar a solução de continuidade.

Ontem, o deputado estadual Edu Olivera (PSD) também manifestou sua inserção nesta bandeira de luta do meio rural. Disse estar  atento e à disposição, não apenas para buscar, junto à pasta da Segurança Pública do Estado – comandada pelo secretário Cesar Schirmer – aumento no número do efetivo da Brigada Militar em âmbito de Livramento e região, como também no que se refere à retomada da Avante Rural.

A Operação selecionou efetivo específico. A Avante Rural registrou, além dos efetivos das patrulhas rurais (como a do 2º RP Mon), atuação de outros 15 PMs com formação especializada em crimes rurais e área de fronteira, selecionados entre quatro unidades do CRPO-FO (2º RP Mon, 6º RP Mon, 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira – BPAF e 2º BPAF.

Consultado o CRPO-FO a respeito da possibilidade, a resposta foi de que há o aguardo de diretrizes de parte do Comando Geral da Brigada Militar.
Enquanto isso, as lideranças ruralistas recomendam aos produtores rurais que apoiem a Força Tarefa da Polícia Civil, que continua operando, bem como realizem os registros de ocorrências com a maior precisão possível de informações caso suas propriedades sejam alvos de ataques de abigeatários ou em qualquer outra circunstância.

Jornal A Plateia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios